domingo, 29 de junho de 2014

NR-36

NR-36
Ocorreram 19.453 acidentes de trabalho em frigoríficos no ano de 2011. Foram registrados também, em 2011, 32 óbitos no setor.





Norma busca a prevenção e a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, com adequação e organização de postos de trabalho, adoção de pausas, gerenciamento de riscos, disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados, rodízios de atividades, entre outras. 


36.2.1 – Sempre que o trabalhado puder ser executado alternando a posição de pé com a posição sentada, o posto de trabalho deve ser planejado ou adaptado para fornecer a alternância das posições.


36.2.2 – (Resumo) – Para os postos de trabalho estacionários, o empregador deve fornecer assentos de acordo com as recomendações da Análise Ergonômica do Trabalho, assegurados no mínimo um assento para cada três colaboradores.





De acordo com dados do MPAS, no ano de 2012, dos 15.141 acidentes de trabalho ocorridos no setor que foram registrados na Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT), 817 resultaram em doença ocupacional. As atividades são fixas e realizadas em , com ciclos de trabalhos muito curtos, inferiores há 30 segundos e repetitivas o que evidencia os números da CAT. Há ainda a exigência de força no manuseio de produtos, o uso constante de ferramentas de trabalho, como facas, a exposição a frio, umidade e a níveis de pressão sonora elevados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário